FESTA DE NATAL
A maioria das Igrejas Ortodoxas passaram a celebrar o Natal a 25 de Dezembro do calendário em uso (Gregoriano), mantendo outras festas e a celebração da Páscoa conforme a tradição.
Não significa o abandono do calendário Juliano, mas antes uma fusão com o calendário Gregoriano ou actualmente em uso em todo o mundo.
O ícon que apresento é de um mosteiro no Egito e poderá ser o mais antigo que se conserva, sendo do sec. 11.
Também não podemos deixar de contar uma maravilhosa história de aliança de Deus com os seres humanos, num momento de que tanto se fala de um sentimento de abandono de Deus.
Esta história foi transmitida pelo Padre Oleg Don, capelão militar na Ucrânia, que na foto se vê recolhendo o depoimento do militar.
Este militar, juntamente com o seu pelotão recebeu ordens para entrar numa aldeia ocupada pelos russos, no entanto foram recebidos por fortíssimos bombardeamentos que os obrigaram a procurar abrigo de imediato e onde pudessem.
O militar saltou para o que restava de uma cave, mas aí deixou de ser seguro e o único local que encontrou foi no que restava de uma casa, apenas com 3 paredes e num canto um sofá.
Os bombardeamentos foram terríveis e durante horas, atingindo com estilhaços todos os espaços, mesmo aqueles que ofereciam alguma protecção, matando alguns combatentes que não conseguiam progredir no terreno.
O militar sentou-se então no sofá , encolheu-se o mais possível. Os rebentamentos eram terríveis, com todo o tipo de munições a caírem por todo o lado, resto de gesso das paredes e pequenos pedaços desta caiam-lhe em cima.
Num momento de pausa do bombardeamento chegaram outros companheiros que ficaram admirados por ele estar vivo.
E mais admirados quando olharam para a parede por trás do sofá, onde estava uma estampa de Cristo, mesmo por cima da cabeça do militar.
Naquele instante recomeçaram os bombardeamentos e todos se aninharam naquele sofá.
Todos sobreviveram ao bombardeamento.

