SEXTA-FEIRA SANTA
Algumas pessoas questionam-se como é que Jesus ressuscitou ao terceiro dia, se morreu na Sexta-feira.
No calendário judaico os dias iniciam-se ao por do sol e terminam no por do sol do dia seguinte.
Também temos de levar em conta outra regra judaica, que os impedia de efectuar a crucificação e o enterramento antes do por do sol de sexta-feira, ou seja antes do início de sábado.
A última Ceia de Jesus realizou-se na quarta-feira ao fim do dia (5º dia Judaico), na quinta-feira à noite (6º dia Judaico) foi preso no Jardim de Getsémani, na sexta-feira (6º dia judaico) Jesus foi crucificado e morreu (primeiro dia) depois do meio dia, no Sábado (Sábado e segundo dia) nada aconteceu e no domingo de manhã( 1º dia judaico - terceiro dia) deu-se a ressurreição de Jesus, quando as mirróforas iriam completar as cerimónias fúnebres, antes de se iniciar a corrupção do corpo, com a aplicação de perfumes, pois não o poderiam fazer no sábado por estar vedado pela lei judaica.
A Sexta-feira Santa começa com a leitura das Horas Reais que nos levam às Vésperas à tarde, quando se celebra a deposição do corpo de Cristo da Cruz; O celebrante coloca o Corpo de Cristo, o “Epitáfio da Cruz”, envolve-o num pano branco e leva-o, em procissão, para o altar. Na celebração de véspera, chamada de Serviço de Lamentação no Túmulo, o celebrante tira o Epitáfio, a imagem do Cristo morto pintado ou bordado em uma toalha de mesa, do altar e leva-o em procissão em torno da Igreja, antes de colocá-lo no Sepulcro, um catafalque que simboliza o Túmulo de Cristo.
