APRESENTAÇÃO DE MARIA AO TEMPLO
(dia 21 de Novembro)
O proto-evangelho de Tiago, também conhecido como da Infância, é um documento não canónico que nos relata a apresentação de Maria no Templo, onde foi recebida por Zacarias, pai de S João Baptista.
Naquele templo era costume, de algumas famílias devotas, entregarem as suas filhas, ainda crianças, para serem ali educadas e servirem no Templo, mantendo-se virgens.
Joaquim e Ana, pais de Maria, fizeram a o que achavam ser a vontade de Deus; Tinham razão ao procurar que a sua filha fosse criada na pureza, santidade e junto do Santuário, preparando-se para acolher o Salvador.
