Translate

Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de outubro de 2023

7º CONCILIO ECUMÉNICO – SEGUNDO DE NICEIA


Este Concílio, reconhecido por toda a cristandade pós Calcedónia e parcialmente pela Igreja Carolíngea (França), é celebrado como Triunfo da Ortodoxia, por ter deliberado contra os iconoclastas e feito regressar aos templos as imagens sagradas.

Também é conhecido como Segundo Concílio de Niceia, tendo-se reunido de 24 de setembro a 23 de Outubro de 787.

A sua convocação teve como objectivo voltar a legitimar a veneração de icons e imagens que tinham sido suprimidos pelo édito Bizantino rectificado no Concílio de Hiera (754), sob o reinado de Leão III (717-741) e Constantino (741-775), posteriormente conhecido como falso Concílio de Constantinopla.

O fim do período iconoclasta pôs termo a grandes conflitos e perseguições entre cristãos, sendo também celebrado como O Domingo do Triunfo da Ortodoxia no primeiro domingo da Quaresma da Páscoa, apenas diferenciada da celebração neste mês de Outubro, porque aquele recorda as batalhas contra a heresia e agora o próprio concílio.

O período iconoclasta teve principais seguidores que introduziram nas suas comunidades regras que emergem de práticas comuns de algumas comunidades radicais a que se associaram os fundadores do Islão. 

Mensagens anteriores