FESTA DA NATIVIDADE DE MARIA – 8 DE SETEMBRO
A primeira celebração festiva do ano litúrgico é do nascimento ou natividade da Virgem Maria a 8 de Setembro.
Esta festa celebra a união de Deus com a humanidade, como uma porta que se abre num templo, ou uma casa que a misteriosa sabedoria de Deus ordenou para o mundo para nossa glória (1Cor 2:7) numa relação hipostática, para onde somos convidados a partilhar o alimento do Espírito de Deus (provérbios 9:1...) e iniciarmos um novo ano.
“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,...” (Lucas 1: 46 -48)
Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho (Metropolita Epifânio).
O nascimento de Maria de pais idosos, não é apenas um acontecimento extraordinário, mas a de um tempo antigo que dá lugar a um tempo novo com a presença de Jesus e a Igreja de Cristo para que somos convidados a ser parte.
É uma porta entre o céu e a terra, com aquela que foi chamada a ser a mãe dos cristãos pela divina graça de todos.
