O Apóstolo São Pedro foi alguém que negou e se afastou do Senhor, para se arrepender; O Apóstolo Paulo resistiu à Palavra de Jesus e perseguiu os seus seguidores, até que se arrependeu e se tornou na pessoa que mais divulgou e ensinou a Boa Nova.
Pedro era um pobre pescador que foi chamado por Jesus. Paulo um rabi judeu que se converteu pela revelação do Senhor que lhe concedeu a graça para anunciar o Evangelho entre os gentios.
Paulo considerava-se o menor dos Apóstolos e que anunciava o Evangelho, não segundo o homem, mas por revelação de Deus. Paulo, partiu depois da conversão sem ter consultado os Apóstolos que estavam em Jerusalém, foi para a Arábia e voltou a Damasco, onde tinha começado.
A conversão de Paulo, não foi um acto isolado, acontecendo em 3 momentos diferentes: A caminho de Damasco quando uma luz repentina o faz cair do cavalo e ficou cego; No baptismo que recebeu por Ananias; e a recuperação da vista com inclusão entre os santos, ou seja naqueles que estavam incumbidos de evangelizar.
Pedro ou Khefas em arameu, era Simão filho de Jonas, um judeu da galileia, que com Tiago e João foram os pilares em Jerusalém.
Pedro e Paulo foram martirizados em Roma.
