APRESENTAÇAO DE JESUS NO TEMPLO
Na tradição Ortodoxa, 40 dias após o nascimento de Jesus, celebra-se a sua apresentação no templo, conforme os costumes judaicos.
No dia 2, pelo novo calendário Juliano, a festa é conhecida por “Hipapante”, ou Reencontro do Senhor, ou Apresentação de Cristo no Templo, ou Festa das Candeias, conforme as diferentes tradições.
Em muitos países, é feriado e celebra-se esta festa com orações próprias, cânticos e procissões.
Esta tradição judaica representa uma consagração da criança, conforme Êxodo 13:2.
Na Ortodoxia o baptismo deve ocorrer entre o 8º e o 40º dia após o nascimento.
Na tradição judaica era ao 8º dia que se efectuava a circuncisão e no quadragésimo a apresentação com vimos referindo.